27 out Outubro Rosa
Durante todo o mês de Outubro, fala-se muito sobre o Câncer de Mama.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização criada na década de 90 que tem como objetivo principal alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células da glândula mamária, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor. Inicialmente, a doença não apresenta sinais claros. Por isso, você deve conhecer bem o seu corpo para poder identificar qualquer alteração e procurar um médico.
Apesar dos casos do câncer de mama ser muito mais frequente em mulheres, os homens também podem ser diagnosticados com a doença.
Atente-se aos principais sinais e sintomas do câncer de mama:
- Caroço (nódulo) nos mamilos, pescoço ou axilas;
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
- Surgimento de alterações nos mamilos ou saída espontânea de líquido deles.
A pedido da Flor & Vida, a
Médica Ginecologista-Obstetra, Dra. Maria Fernanda Campos Couto, deu o seguinte depoimento sobre o tema:
“Esse mês nos traz à lembrança de que precisamos nos cuidar e estarmos atentos a fazer os nossos exames periódicos.
Nós, mulheres, sabemos que, para que possamos ter uma saúde adequada e prevenir câncer, principalmente o câncer de mama, ou qualquer tipo, temos que residir no tripé da longevidade: atividade física, boa alimentação e bons pensamentos. A percepção do corpo, se conhecer cada vez mais e perceber os nossos limites são aspectos fundamentais para evitar não só câncer, como qualquer doença.
De repente, tanto o câncer quanto algum outro tipo de enfermidade, surgem para nos trazer à lembrança de que é preciso estarmos atentos ao caminho que nós estamos dando à nossa vida. Porque, na realidade, a nossa vida tem um rumo correto; um rumo que nos agrada e que nós queremos. Quando começamos a nos desviar desse caminho, as doenças, como o câncer, começam a aparecer, pois estamos indo além daquilo que podemos.
Agora, o que nos lembra o Outubro Rosa? Que os exames de rastreio para câncer de mama são importantes no sentido de dar um diagnóstico precoce de doença, sempre lembrando que “diagnóstico precoce de doença” não é “prevenção de doença”. Esse tipo de confusão costuma acontecer.
Então, os exames são importantes? São. São importantes, sim, principalmente quando estamos nessa faixa etária climatérica, onde surge a menopausa.
Mas, o que é mais importante?
Que nós passemos por essa fase de vida com peso ideal, comendo alimentos saudáveis, consumindo alimentos orgânicos, tendo bons relacionamentos familiares e afetivos. Além disso, quando estamos vivendo na adversidade de afeto, ou de qualquer outro motivo, precisamos saber perceber que, por pior que seja a situação vivida no momento, ela irá passar. Quando nos deixamos levar muito pelo desespero e pânico, e começamos a perder a conexão com nós mesmos e com a terra, as doenças vão aparecer para nos relembrar o caminho. E o câncer de mama é uma delas.
Então, o tripé da longevidade é muito importante nesse Outubro Rosa: comer direito, ter bons pensamentos e boas perspectivas e praticar atividade física.
A responsabilidade da nossa saúde é apenas nossa. Medicamentos e consultas são maneiras de nos cuidarmos com frequência e de buscarmos formas para melhorar. Mas, a responsabilidade da saúde é sempre nossa.”
Se você quiser ter mais informações sobre o câncer de mama, pode acessar o blog do Governo Federal, clicando aqui.
No Comments